Por que apenas a superfície do lago congela?

A superfície do lago congela, mas, abaixo, a vida continua!

Mário Marcelino, Dr.

6/29/20251 min read

PORQUE APENAS A SUPERFÍCIE DE UM LAGO CONGELA?

Em regiões de frio extremo, apesar das baixas temperaturas na superfície, muitas dezenas de graus abaixo de zero, os lagos não congelam totalmente, mantendo a vida ativa abaixo do gelo superficial.

Mas você sabe o porquê?

Com a diminuição da temperatura vai ocorrendo um aumento da densidade, até a temperatura de aproximadamente 4 °C, quando a água apresenta a sua densidade máxima. Este ponto é também chamado de ponto da anomalia da densidade, pois com a diminuição adicional da temperatura a densidade da água líquida volta a diminuir até solidificar em densidade menor que a água em estado líquido, diferente dos demais materiais.

Assim, com a proximidade da temperatura da água abaixo dos 4ºC, antes do congelamento, esta "migra" para a superfície do lago e começa a congelar da superfície para seu fundo. O gelo, por ser menos denso que a água, permanece na superfície e, a medida que aumenta sua espessura com o contínuo congelamento da água ou a queda de neve, forma uma superfície protetora para a água abaixo, contra o frio da superfície, pois o gelo é um ISOLANTE TÉRMICO, uma vez que sua estrutura cristalina impede a passagem fácil de calor (ou do frio), mantendo a água abaixo isolada do frio extremo acima.

Esta características do gelo ser isolante térmico já era conhecida pelos Inuítes, povo indígena que vive no Canadá, Alasca e Groenlândia. Por falta de materiais naturais, eles utilizavam o gelo e a neve como material de construção (assim como a pele de animais e ossos de baleias). A palavra "iglu" vem do Inuktitut e significa "casa". A temperatura dentro de um iglu pode variar entre -7 e 16 °C, mesmo quando a temperatura externa pode atingir -45 °C.