Modelo Conceitual Ambiental (MCA)

O que é e para que serve o Modelo Conceitual Ambiental?

Mário Marcelino, Dr.

7/2/20251 min read

O Modelo Conceitual Ambiental (MCA) apresenta o entendimento da ocorrência de contaminação na área de estudo. Trata-se do conhecimento básico que norteia os trabalhos de investigação e a avaliação do impacto ambiental na área.

O MCA é apresentado com auxílio de gráficos e tabelas, de forma a proporcionar o entendimento sobre a origem dos contaminantes – Substâncias Químicas de Interesse (SQIs) – suas vias de transporte nos diversos meios considerados, e os cenários de exposição, tanto para a situação atual quanto para o uso futuro hipotético da área. Dessa forma, fornece a estrutura necessária para o desenvolvimento de estimativas de risco carcinogênico e de periculosidade não carcinogênica associadas aos diferentes caminhos de exposição dos potenciais receptores – o ser humano.

O MCA evolui ao longo do tempo, sendo refinado à medida que mais informações são coletadas e analisadas, o que garante que a gestão da área contaminada seja baseada em dados e informações atualizadas. Ele é utilizado para:

a) Proporcionar melhor compreensão da área, incluindo uma visão geral de suas características físicas, geológicas, hidrológicas e ecológicas.

b) Estabelecer de forma clara as hipóteses sobre a ocorrência da contaminação, definindo fontes, tipos de poluentes e seus caminhos de transporte.

c) Planejar as investigações ambientais, visando confirmar ou refutar as hipóteses levantadas.

O MCA é uma ferramenta essencial para o gerenciamento de áreas contaminadas, pois auxilia na tomada de decisões sobre remediação e monitoramento. Além disso, o modelo pode ser utilizado para comunicar de forma clara e concisa as informações sobre a área contaminada a diferentes públicos, como técnicos, gestores e a comunidade